[ad_1]
País, também atingido pelas altas temperaturas da onda de calor da Europa, tem mais de cem focos ativos de queimadas. Incêndio florestal avança perto de Atenas e ameaça residências
Autoridades gregas voltaram a mobilizar meios aéreos nesta quarta-feira (20) para extinguir um incêndio que se alastra pelo Monte Pentélico, ao norte de Atenas, e ameaça casas.
A Grécia é um dos países atingidos pela onda de calor que a Europa Ocidental vive nos últimos dias, uma das mais intensas já registradas no continente e que governos e especialistas associam ao aquecimento global. Mais de 1.500 pessoas já morreram por causa das altas temperaturas desde o início do verão, em 21 de julho.
Cerca de 485 bombeiros, 120 veículos, três aviões e quatro helicópteros foram mobilizados desde o nascer do sol para tentar controlar o fogo que se espalhou durante a noite para os subúrbios densamente povoados do norte de Atenas, como Gerakas, onde vivem cerca de 29 mil pessoas.
“Devido à intensidade e velocidade dos ventos, o fogo mudou constantemente de direção ao longo da noite, dificultando nossa luta para extingui-lo”, disse um porta-voz dos bombeiros na manhã desta quarta-feira.
Imagem de fumaça em Atenas em 19 de julho de 2022
Alkis Konstantinidis/Reuters
Vários locais foram evacuados e a polícia grega removeu quase 600 pessoas de áreas perigosas, segundo um comunicado. Os bombeiros indicaram que várias casas foram incendiadas e que será iniciado um estudo dos danos assim que o fogo for controlado. Nas últimas 24 horas, os bombeiros gregos atenderam 117 incêndios no país.
[ad_2]
Source link