[ad_1]
As principais praças do Velho Continente estão caminho da primeira semana com um saldo semanal positivo em um mês, numa altura em que o setor da banca lidera os ganhos, beneficiado pela decisão desta quinta-feira do Banco Central Europeu de subida das taxas de juro.
No índice de referência europeu, Stoxx 600, que agrega as principais cotadas da região, os ganhos são de 0,75% para os 417,20 pontos, com o setor mineiro também a escalar 3,20%, ao passo que a banca soma 1,70%.
O setor que mais ganha na Europa está a beneficiar de notícias da China que dão conta de novos esforços para reavivar o setor do imobiliário e que estão assim a dar força aos metais de construção.
“Credibilidade é o mais importante e o BCE finalmente ganhou alguma de volta”, explica o analista Danni Hewson, da AJ Bell à Bloomberg.
“Os mercados estão a responder favoravelmente ao novo tom que foi definido e à expectativa de que os bancos centrais europeus vão tomar as medidas necessárias no que toca a combater a inflação. Os investidores sabem que esta nova subida não é uma solução para tudo mas define um tom e aumenta a confiança”, esclarece ainda.
Nas restantes praças europeias, os ganhos são maiores no Reino Unido, o FTSE 100 sobe 1,03%, um dia depois da morte da Rainha Isabel II, bem como o IBEX 35, que valoriza 1,01% e índice milanês FTSEMIB ganha 0,98%.
O alemão Dax soma 0,86%, o AEX, em Amesterdão, pula 0,83% e em Paris, o CAC-40, valoriza 0,61%. O lisboeta PSI regista o menor crescimento da região e sobe 0,46%.
[ad_2]
Source link